segunda-feira, 3 de novembro de 2014

LA PLANETA, DE JOSEP MICÓ


O PLANETA

Não escolhi o cosmos onde nasci,
tampouco a galáxia nem o planeta,
nem o continente nem a época.
Nem a civilização, nem a cultura,
nem a família, nem os pais.
Não escolhi a classe social,
ninguém me perguntou quantos irmãos queria,
nem se os queria.
Tampouco não me ofereceram um corpo sob medida:
raça, altura, dimensões, cores.
Não escolhi sexo, nem preferências sexuais,
nem coeficiente de inteligência,
nem amigos, nem colegas do trabalho,
nem parelhas para o amor,
nem de certo este poema.
Não é por mim que não terei linhagem.

Talvez seja por mor da paisagem,
talvez seja pola seiva do meu planeta.
Se não o fosse, o gozo e a dor dependeriam de mim,
diriam que sempre fui livre,
e dirão que sou o único responsável
pola minha felicidade.

© Texto: Josep Micó
© Tradução: Xavier Frias
 

Sem comentários:

Enviar um comentário